Medidas de acalmia de tráfego na EN221 no Carvalhal, Guarda

No âmbito da empreitada de implementação de medidas de acalmia de tráfego na EN221 na travessia pelo Carvalhal, na Guarda, foi necessário implementar condicionamentos à circulação rodoviária. Nesse sentido a circulação processa-se de forma alternada com recurso a sinalização semafórica, situação que se deve manter até ao final do primeiro trimestre de 2022.

A presente intervenção, com um investimento de 650 mil euros, vai incidir sobre um troço com cerca de 700 metros de extensão, na localidade do Carvalhal, tratando-se de uma zona de travessia de aglomerado urbano, ladeado por habitações.

Assim, a empreitada preconiza a melhoria da travessia urbana do Carvalhal, concretizada através da execução de passeios e respetivos sistemas de drenagem, incluindo a melhoria das características geométricas do entroncamento existente, aproximadamente ao km 174,450.

A intervenção prevê ainda a alteração do perfil transversal tipo, substituindo as valetas existentes por passeios pedonais em ambos os lados da estrada, e uma ligeira reformulação geométrica do traçado, através da ripagem da curva, aumentando o raio em planta, o que permitirá aumentar as distâncias de visibilidade, aumentando a segurança quer da circulação viária, quer dos atravessamentos pedonais. Por último serão realizados os trabalhos finais de pavimentação.

Solicitamos a melhor compreensão pelos incómodos e inconvenientes que esta situação provoca, na certeza de estarmos a contribuir para a melhoria das condições de segurança da infraestrutura e fundamentalmente dos seus utilizadores.