Obras do Metrobus - alteração dos acessos ao CHUC - Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

Obras do Metrobus - alteração dos acessos ao CHUC - Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
Slideshow 1
Obras do Metrobus - alteração dos acessos ao CHUC - Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra

No âmbito do desenvolvimento dos trabalhos de construção do troço urbano do Metrobus Aeminium – Hospital Pediátrico, a cargo da Infraestruturas de Portugal, será implementado um plano de condicionamento de trânsito nos acessos ao CHUC - Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, indispensável à execução em segurança dos trabalhos que vão iniciar-se durante o período de férias escolares de Natal, que se iniciam a 19 de dezembro.

O condicionamento assinala o início da execução das infraestruturas do canal técnico do Metrobus e das Águas de Coimbra. Para além dos trabalhos de movimentação de terras e escavação/abertura de valas, serão executados trabalhos de fundações, nomeadamente estacas, ancoragens, muros de suporte e geodrenos.

Assim, no período indicado, o acesso geral ao CHUC e às consultas externas será efetuado pela entrada Norte, a partir da Rua Afonso Romão (Circular Interna), ficando as entradas da Praceta Carlos da Mota Pinto e Avenida Bissaya Barreto condicionadas exclusivamente a veículos autorizados e de emergência (ver imagem acima).

Esta intervenção prevê ainda a construção de um muro no cruzamento da Rua São Teotónio com a Alameda Armando Gonçalves, pelo que será necessário fazer um estreitamento de via, para a execução dos trabalhos e assegurar um corredor para a passagem de peões.

Haverá também alterações na circulação dentro do CHUC, que estarão devidamente sinalizadas.

Sendo esta uma zona de grande movimento e afluência, recomenda-se o uso dos transportes públicos, designadamente a Linha Vermelha da ECOVIA (Estação de Coimbra-B – Casa do Sal – Hospitais) e as 10 linhas dos SMTUC que servem os Hospitais (6, 7H, 7T, 16, 19, 27, 29, 35, 36 e 37).

A Metro Mondego e os SMTUC terão um balcão de atendimento nas instalações do CHUC, para esclarecer as questões que sejam colocadas pelos trabalhadores e utentes do Hospital.


Benefícios


  • Promover a mobilidade sustentável, através da implementação de um serviço de mobilidade atrativo e competitivo, operado por autocarros elétricos, conduzindo à transferência modal para um modo de transporte energeticamente mais eficiente e com menores emissões GEE;
  • Reforçar a intermodalidade do sistema de transportes da região de Coimbra, criando condições de integração física, bilhética e tarifária;
  • Reforçar e promover a ligação dos municípios de Lousã e Miranda do Corvo ao centro urbano de Coimbra sem transbordo, incluindo o acesso aos Hospitais de Coimbra, com condições de segurança e fiabilidade, reforçando a integração económica e social do território. 

 


Financiamento


Esta obra integra o projeto atualmente já execução, cofinanciado pela União Europeia através do POSEUR, de criação de um serviço de transporte moderno, seguro e confortável que fará a ligação entre Serpins, Lousã e Miranda do Corvo a Coimbra, numa extensão de 42 quilómetros, oferecendo uma alternativa de mobilidade eficiente e sustentável, disponível para as populações da região de Coimbra.