Corredor Atlântico

O Corredor Atlântico, originalmente denominado como Corredor de Mercadorias n.º 4, é constituído por troços da infraestrutura ferroviária existente e planeada entre Sines/Setúbal/Lisboa/Aveiro/Leixões - Algeciras/Madrid/Bilbao/Saragoça - Bordéus/La Rochelle/Nantes/Paris/Le Havre/Metz/Strasburgo - Mannheim, transpondo as fronteiras em Vilar Formoso/Fuentes de Oñoro, Elvas/Badajoz, Irun/ Hendaye e Forbach/Saarbrucken.

A 1 de janeiro de 2016, com a extensão do Corredor Ferroviário de Mercadorias a Mannheim atravessando a fronteira França/Alemanha em Forbach/ Saarbrucken, a Alemanha juntou-se a Portugal, Espanha e França como parceiro do AEIE - Corredor Atlântico. A nova configuração do Corredor Atlântico contemplou ainda uma outra ligação ao porto fluvial de Estrasburgo.

A missão do Corredor Atlântico assenta, num primeiro plano, na rentabilização da infraestrutura ferroviária existente, sem investimento adicional, através de uma gestão centralizada da atribuição de capacidade, da gestão de tráfego e do relacionamento com os clientes.​

Complementarmente, o Corredor Atlântico assume-se também como plataforma privilegiada para a coordenação dos investimentos na infraestrutura ferroviária em Portugal, Espanha, França e Alemanha, no sentido de serem ultrapassadas barreiras técnicas e operacionais, promovendo a interoperabilidade e, consequentemente, fomentando uma maior competitividade do transporte ferroviário de mercadorias. No site dedicado do AEIE Corredor Atlântico www.atlantic-corridor.eu está disponível informação mais detalhada, nomeadamente Relatórios Anuais de atividades e outros estudos e trabalhos desenvolvidos pelo consórcio.

No site dedicado do AEIE Corredor Atlântico www.atlantic-corridor.eu está disponível informação mais detalhada, nomeadamente Relatórios Anuais de atividades e outros estudos e trabalhos desenvolvidos pelo consórcio.