A Ponte Maria Pia é, até aos dias de hoje, uma obra ímpar da engenharia e arquitetura do ferro, aquando da sua inauguração era a ponte com o maior arco em ferro do mundo.
Inaugurada a 4 de novembro de 1877, a Ponte Maria Pia sobre o rio Douro veio possibilitar a ligação ferroviária entre o norte e o sul do país.
A construção da Ponte ferroviária foi adjudicada a 22 de junho de 1875 pela Companhia Real dos Caminhos de Ferro, empresa responsável pela construção da Linha do Norte e travessia do Douro, à empresa de Gustave Eiffel.
Em 1982 foi classificada como Monumento Nacional.
Por já não se adequar às exigências da evolução do serviço ferroviário, foi encerrada à exploração no dia 24 de junho de 1991, data de inauguração da Ponte de São João que passou a assegurar a circulação na Linha do Norte sobre o rio Douro.
Apesar de não estar em exploração há mais de 30 anos, a Infraestruturas de Portugal garante a realização regular de inspeções ao estado de conservação da Ponte Dona Maria, executando as intervenções de manutenção necessárias de forma a garantir a segurança estrutural da centenária ponte.