Faturação

Receção de Faturas até 31 de dezembro - Atualização

Considerando o período pandémico que ainda atravessamos e o Plano de Contingência do Grupo IP, é essencial assegurar o processamento da faturação ao Grupo IP.

Assim, como medida cautelar e temporária, solicita-se a todos os fornecedores que o envio da faturação seja efetuado em formato digital de acordo com os seguintes requisitos:

 

O envio deverá ser efetuado para o mail 1fornecedores@infraestruturasdeportugal.pt;

 

Enviar apenas um ficheiro PDF por fatura (que incluirá os anexos, se aplicável) e uma fatura por email. Sempre que possível, a fatura em PDF deverá conter assinatura certificada;

 

Em “Assunto” deverá constar o Número de Identificação Fiscal (PTXXXXXXX) e a designação do fornecedor;

 

O envio da fatura em PDF dispensa o seu envio em papel.

Relembra-se que em todas as faturas ou documentos equivalentes deverá constar o nosso número de encomenda SAP. Os documentos que omitirem esta informação serão objeto de devolução.

O presente procedimento vigorará até 31 de dezembro de 2021, em conformidade com o Despacho_SEAAF_260_2021.pdf (portaldasfinancas.gov.pt).

Faturação Eletrónica

O Grupo IP tem já implementado sistema de faturação eletrónica estando capacitado a receber este tipo de faturas por parte dos seus fornecedores. De acordo com o Decreto-Lei 14-A 2020, a faturação eletrónica (ficheiro PDF+ ficheiro XML) deverá ser implementada até 31 de dezembro de 2020.

A implementação da faturação eletrónica conduz a uma maior eficiência no processamento das faturas contribuindo para a redução dos prazos de pagamento a fornecedores, razão pela qual preconizamos a sua adesão.

Para mais esclarecimentos e/ou início de testes envie um email para: duvidasfaturacaoeletronica@infraestruturasdeportugal.pt.

Informação Geral
Terceiro Conteudo

A IP mantém uma política de pagamento a fornecedores alinhada com a Resolução do Conselho de Ministros (RCM) n.º 34/2008, de 22 fevereiro, que aprova o Programa Pagar a Tempo e Horas, e que tem como objetivo reduzir significativamente os prazos de pagamento a fornecedores de bens e serviços praticados por entidades públicas.

A IP acorda/contratualiza com os seus fornecedores os prazos de pagamento dos documentos de faturação. Sempre que aqueles documentos se encontrem em conformidade com os bens e/ou serviços adquiridos bem como com os requisitos legais e fiscais em vigor, a faturação é paga até à data do seu vencimento (ou na sua vizinhança). Neste âmbito alertamos os nossos fornecedores que para garantir maior celeridade no pagamento da faturação é essencial que mantenham atualizados junto da IP os seguintes elementos:

  • Certidão de não divida à Autoridade Tributária e certidão de situação contributiva da Segurança Social;

  • IBAN – comprovativo certificado (sempre que se verifique alteração do mesmo).

Para questões relacionadas com faturação ou outros assuntos de caráter financeiro poderá enviar e-mail para 1fornecedores@infraestruturasdeportugal.pt ou contactar-nos através da linha de atendimento 707 120 000 disponível às quintas-feiras das 9h00 às 17h00.