Túnel do Marão

A construção do Túnel do Marão, inaugurado a 7 de maio de 2016, permitiu o fecho da A4 - Porto / Bragança, precisamente na sua zona intermédia, entre Amarante e Vila Real.

O Grande Túnel, o maior túnel mineiro rodoviário da Península Ibérica, tem duas galerias de tráfego unidirecional com cerca de 6 quilómetros cada. Cada galeria tem uma faixa de rodagem com duas vias de circulação com 3,5 m de largura.

O Túnel permitiu a conetividade com Espanha e o resto da Europa, tendo a acessibilidade ao Grande Porto e ao litoral ficado devidamente asseguradas.

Salienta-se a diminuição expressiva dos tempos de deslocação – decréscimo do tempo médio em 20% na ligação Porto – Bragança e de cerca de 50% na ligação Amarante – Vila Real, com redução significativa da sinistralidade grave e melhoria acentuada da fluidez do tráfego e do conforto da circulação.

  • Tunel do Marão
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A Superação de Obstáculos pela Engenharia

Toda a intervenção decorreu entre o concelho de Amarante, distrito do Porto e o concelho de Vila Real, distrito de Vila Real.

 

 

Num território com uma elevada sensibilidade ambiental e barreiras físicas impostas pelo relevo, optou-se por soluções técnicas em estrutura: altos e extensos viadutos, 3 Nós de ligação, o Túnel de galeria dupla, 12 Obras de Arte especiais, 18 Obras de Artes correntes, 5 passagens superiores, 5 Passagens inferiores, 7 Passagens agrícolas e 1 Passagem superior de peões.

A A4 materializa-se numa via de alta capacidade de suporte aos fluxos de pessoas e bens, beneficiando a conetividade territorial no eixo transversal que serve: a ligação transfronteiriça (Porto - Vila Real - Bragança - Zamora - Madrid/Saragoça - Resto da Europa), e a articulação intra-regional (região Norte), entre a Aglomeração Metropolitana do Porto e sub-região de forte predominância rural de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Tunel do Marao Brochura

 

Brochura Túnel do Marão