Ponte Maria Pia

A Ponte Ferroviária de D. Maria Pia, inaugurada a 4 de novembro de 1877, é uma das obras mais emblemáticas da engenharia portuguesa e um marco na história da ferrovia nacional.

Projetada pelos engenheiros Gustave Eiffel e Théophile Seyrig, foi, à data da sua inauguração, a ponte com o maior arco em ferro do mundo, simbolizando o avanço tecnológico e o espírito inovador da época.

A construção foi adjudicada a 22 de junho de 1875 pela Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses à empresa de Gustave Eiffel, no âmbito da construção da Linha do Norte.

Com um tabuleiro ferroviário de 354 metros de comprimento e 4,5 metros de largura, a ponte eleva-se a 61 metros acima das águas do Douro, apoiando-se sobre seis pilares e um arco metálico com 160 metros de vão e 42,6 metros de flecha.

A estrutura é composta por duas curvas parabólicas que se aproximam no topo, separadas por dez metros, e apoia-se em rolos de fricção - um sistema pioneiro que permite a dilatação longitudinal e confere independência estrutural ao arco.

Com um peso total de cerca de 1.500 toneladas, foi construída em 22 meses, com o trabalho de 150 operários especializados.

A Ponte D. Maria Pia foi classificada como Monumento Nacional em 1982 e encerrada à exploração ferroviária a 24 de junho de 1991, data da inauguração da Ponte de São João, que passou a assegurar o tráfego ferroviário da Linha do Norte.

Atualmente, a Infraestruturas de Portugal assegura inspeções periódicas e ações de manutenção preventiva, garantindo a segurança e preservação desta obra-prima da engenharia.

  • PonteMariaPia_Fotografia1
  • PonteMariaPia_Fotografia2
  • PonteMariaPia_Fotografia3