No âmbito da empreitada de reabilitação e reforço da Ponte Edgar Cardoso sobre o rio Mondego e face ao desenvolvimento dos trabalhos, existe a necessidade de adaptações à programação de condicionamentos a implementar.
Nesse sentido, informa-se:
- Quarta 30.04 (20h00) > Quinta 01.05 (07h00): Corte noturno cancelado;
- Domingo 04.05 (20h00) > Segunda 05.05 (07h00): Corte noturno cancelado;
- Segunda 05.05 (20h00) > Terça 06.05 (07h00): Corte noturno;
- Terça 06.05 (20h00) > Quarta 07.05 (07h00): Corte noturno.
Solicitamos a melhor compreensão pelos incómodos e inconvenientes que esta situação possa provocar, na certeza de estarmos a contribuir para a melhoria das condições de segurança da infraestrutura e fundamentalmente dos seus utilizadores.
Reabilitação e reforço da Ponte Edgar Cardoso
Esta empreitada envolve um investimento de 16,8 milhões de euros e as intervenções a realizar consistem essencialmente na substituição integral do sistema de tirantes da ponte por um sistema de nova geração, bem como a beneficiação geral da obra, nomeadamente:
- Proteção das superfícies de betão das torres
- Proteção anticorrosiva da estrutura metálica do tabuleiro da ponte
- Limpeza, decapagem e pintura dos guarda-corpos, incluindo reparação dos módulos danificados
- Substituição do revestimento existente nos passeios
- Substituição das juntas de dilatação
- Alteração do sistema de iluminação pública
- Limpeza, decapagem, metalização e pintura dos aparelhos de apoio metálicos, dispositivos de ancoragem do tabuleiro, desviadores e dispositivos antivibráticos do pré-esforço exterior e dos dispositivos dissipadores.
A Ponte da Figueira da Foz, projetada pelo Prof. Edgar Cardoso, foi a primeira ponte rodoviária com o tabuleiro atirantado realizada em Portugal, tendo sido aberta ao tráfego em 1982.
Esta travessia sobre o Rio Mondego, também conhecida como Ponte da Figueira da Foz, tem um desenvolvimento total de 1421 metros, distribuídos por encontro esquerdo (25m), viaduto da margem esquerda (630 m), ponte (405 m), viaduto da margem direita (315 m) e encontro direito (46 m). Trata-se de uma ponte de tirantes que está dividida em três tramos, possuindo os tramos extremos 90 m e o tramo central 225 m. O tabuleiro, misto de aço e de betão, é suportado por duas torres auto-estáveis, dois pilares de transição e seis pares de tirantes em cada torre com continuidade sobre estas.