Os constrangimentos decorrem da empreitada de modernização da via e da catenária, promovida pela Infraestruturas de Portugal, que pretende aumentar os níveis de eficiência e de segurança da infraestrutura, reforçar a qualidade da oferta do transporte público ferroviário, e potenciar o crescimento da procura na Área Metropolitana de Lisboa.
Devido à elevada complexidade e duração dos trabalhos, que impossibilita a sua compatibilização com a circulação ferroviária regular, é necessário interditar o troço entre S. Pedro do Estoril e Cascais, em dois fins de semana consecutivos. A escolha destas datas teve em conta os dias de menor utilização da linha, com o intuito de minimizar o impacto na mobilidade dos passageiros.
Os condicionamentos previstos são os seguintes:
- 20 e 21 de setembro → Interdição da via ascendente (sentido Lisboa/Cascais)
- 27 e 28 de setembro → Interdição da via descendente (sentido Cascais/Lisboa)
Esta restrição acontece em simultâneo com a interdição já em vigor no troço entre Oeiras e Cascais. Para reduzir os impactos, os horários de circulação sofrerão alterações durante os dois fins de semana em causa. Todas as informações sobre horários podem ser consultadas em www.cp.pt.