Prolongamento da interdição da circulação ferroviária na Linha do Oeste

No dia 9 de abril de 2024 a circulação ferroviária da Linha do Oeste foi suspensa, no troço compreendido entre as estações de Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras, de forma a permitir a intervenção no túnel da Sapataria localizado ao quilómetro 44,658, previsto no projeto de modernização do troço.

Com esta intervenção, que envolve a reabilitação e reforço estrutural deste túnel, pretende-se ainda aumentar a altura livre do túnel (gabarit) de forma a permitir instalar a catenária de alimentação elétrica dos comboios.

Após o início dos trabalhos no túnel foram detetadas várias situações, não identificáveis na fase de projeto, que obrigam a prolongar o período de suspensão, designadamente imprevistos decorrentes da natureza geológica dos maciços a intervencionar e caraterísticas da estrutura do túnel que, pela sua constituição, obrigaram a alteração dos métodos construtivos.

Face aos constrangimentos expostos, e apesar do reforço significativo de meios em obra, torna-se necessário prolongar o período de suspensão de circulação ferroviária, estando prevista a reabertura integral durante o 4.º trimestre de 2024.

O encerramento à exploração ferroviária tornou-se imprescindível face às características técnicas dos trabalhos a realizar que, pela sua elevada complexidade, não seria exequível mantendo a circulação ferroviária, mesmo que de forma condicionada. A interdição total garante a segurança dos trabalhadores em obra e permite que a intervenção decorra com maior eficiência, assegurando uma mais rápida reposição da circulação.

De forma a minimizar os impactos decorrentes deste constrangimento, e durante todo o período de interrupção do serviço ferroviário, serão disponibilizados, aos clientes da CP, transportes rodoviários alternativos.

Agradecemos a melhor compreensão para eventuais transtornos que esta situação possa provocar.

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